GYG - Fundão Comenius Team

GYG - Fundão Comenius Team

Our Comenius (2013-2015)

Some of our Comenius Team activities

Festas das Papas (PT)

Tales and legendsPosted by Joao Teodosio 26 Jun, 2015 17:55

Here is everything about the maize porridge pilgrimage and recipe for Portuguese speakers.

FESTA DAS PAPAS

Origem da festa

Conta a lenda que há muitos anos, cerca de 300 anos, houve uma grande praga de gafanhotos assolou a região, comendo tudo o que havia nas hortas. Então os habitantes da localidade pediram a S. Sebastião para os aliviar da referida praga. Assim, prometeram que fariam uma capela em honra de S. Sebastião e que em todos os anos, no terceiro domingo de Janeiro, fariam uma festa em sua honra, onde passariam a ser distribuídas papas de milho branco e coscoréis (filhós) à população, pois era o milho que provinha da terra naquela altura.

Onde se localiza

A festa realiza-se junto à capela de “S. Sebastião “ na freguesia de Póvoa de Atalaia.

O que se faz neste dia

No dia da festa é organizado um cortejo com os açafates de verga ornamentados com rendas de lérias, panos de linho e flores, onde se encontram as papas e os coscoréis, que são transportados à cabeça das raparigas da aldeia, que vão em cortejo para a capela de S. Sebastião, onde são benzidos, juntamente com a banda que acompanha a cerimónia. De seguida, os mordomos, ou seja, os homens, munidos de uma toalha de renda ao ombro, que cobrem as cestas mais pequenas distribuem áas papas e coscoréis à população da aldeia e todos os visitantes.

Receitas

Papas:

-Meio alqueire (10 litros) de carolo moído 2 vezes que deve ser areado e peneirado para tirar o cusco do milho (goma do milho).

- Casca de limão ou laranja.

-Leite

-Açúcar

-Depois de cozidas são deitadas nos tabuleiros do pão forrados com panos de linho.

-Fazem-se no sábado para se poderem cortar, e assim servir no domingo.

- São metidas nos açafates.

Coscoréis:

-5 Kg de farinha

-4 dúzias de ovos

-Sumo de laranja

-Meio quarto de leite

-Meio litro de azeite

-Uma lata de leite condensado

-Fermento de padeiro

- Depois de amassados, deixam-se levedar cerca de 3 horas.

-São fritas em óleo.

Quem dinamiza a festa

Quem leva a cabo esta tradição, são os mordomos, pessoas da aldeia, os quais são nomeados pelo povo. Normalmente está estipulado que em cada ano participam as famílias de uma rua. São estas que nomeiam quem vai ficar responsável pela festa no ano seguinte, e são anunciados pelo senhor padre na missa do dia da festa.